top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Educação na era digital

Tipo de projeto

Artigo

Data

12/07/2023

Local

manaus

A educação vem se modernizando de maneira bem uniforme ao longo dos anos, no entanto, no ano de 2020 com a pandemia, a necessidade fez possível aquilo que nem os mais otimistas teriam imaginado, de repente, todos estavam tendo aulas em casa. O ensino em home office, tão estranho para todos, trouxe uma revolução no ensino que vai além de apenas computadores e tecnologia; o conteúdo e a forma de ensinar também tiveram de se modificar. O ensino em classe que antes tinha o objetivo de entreter e prender o máximo a atenção dos alunos por aquelas em geral cinco horas de estudo, teve que mudar para algo rápido e objetivo. Quando se está em casa, tem muita coisa para tirar seu foco, por isso não faz sentido que o professor tenha que disputar por migalhas da atenção do aluno.

Ao ampliar cada vez mais o olhar nesses termos, todo o conteúdo no mundo tem ficado cada vez mais rápido, sem disputas de atenção, apenas entrega, muita entrega, na intenção de que o cidadão, por vezes o aluno, absorva algo. Aprender a usar toda a tecnologia disponível, utilizando de recursos vindo de jogos e apps, faz essa revolução nessa educação ser satisfatória para os mais jovens, já acostumados com esse mundo, tornando esse um conhecimento cada vez mais necessário. Ensinar na era digital deixa um espaço mais amplo para trabalhar habilidades de comunicação, a independência e também a ética. O maior proveito nesse sentido seria tanto o conforto para o aluno, quanto o desafio. Sem aulas exaustivas, sem encarar grandes distâncias para ir estudar, sem todo aquele cansaço, e sempre instigando aluno, é uma forma criativa de desconstruir a ideia de que aula é chata e cansativa. O professor deve ter em mente que seu aluno não conheceu como era o mundo sem os celulares e computadores, e que provavelmente tenha um conhecimento nessa área muito mais vasto. Para muitos jovens é mais fácil aprender sozinho. Uma mesma aula assistida em sala ou por um canal no youtube podem entrar na cabeça do estudante de formas diferentes, e a diferença está em como essa aula é ministrada, quais atrativos ela vai ter. Em vídeo, a maioria das aulas são ilustradas, com uma boa mixagem sonora, informações mais claras e sem rodeios, sem falar que não há interrupções e sempre seguem um roteiro bem escrito.
Em sala, podemos usar o termo “ao vivo” onde erros e interrupções, podem e vão aparecer. Seguir a nova onda de educação digitalizada é intensamente importante para atender às necessidades dessa nova geração de alunos, pois eles demandam por um ensino que esteja de acordo com sua realidade, conectada, repleta de informações e acima de tudo RÁPIDA. Um ambiente escolar onde os alunos podem pesquisar no google sobre o tema da aula enquanto o professor está ministrando o assunto, dá, não apenas liberdade, mas independência e responsabilidade. Nos dias de hoje, um professor não é o único que pode dar ao aluno as informações sobre determinados temas, e nem deve haver uma competição sobre isso, mas uma apropriação. Sendo assim não mais o mestre, mas o guia. Resta dizer que ainda há riscos em uma educação digital, além de que por mais que seja uma tecnologia comum nos dias atuais, alguns jovens ainda não possuem ferramentas de qualidades para exercer o estudo, seja uma internet lenta, um telefone ruim e a falta de computadores, faz com que essa educação reflita a desigualdade social no nosso país, coisa que não se resolve facilmente.
A internet é um lugar vastamente amplo, quando um professor permite que o estudante se aventure nesse mundo para suas próprias pesquisas, deve ter consciência de que ele provavelmente vai se perder (todo mundo tem um pouco de dislexia hoje em dia), por esse e outros fatos que é preciso que haja um guia, alguém que ensine o aluno a não perder o foco a não desviar sua atenção.
Por tanto a educação digital claramente não é apenas o futuro do ensino, mas sua realidade incontestável, e os dilemas da desigualdade social devem ser resolvidos fazendo com que essa tecnologia necessária seja cada vez mais comum e acessível.

bottom of page